O SEU LUGAR
Cultura e Turismo

Ciclo de Encontros sobre 150 anos da Fraternidade Operária com encontro marcado no Museu Bernardino Machado

28-02-2022
O Museu Bernardino Machado vai acolher o encontro «A Evolução Ideológica dos Movimentos Sociais Oitocentistas», no dia 25 de março, nesta que será a segunda sessão do Ciclo de Encontros «Organização, Ação e Pensamento Social nos 150 anos da Fraternidade Operária». Organizado pelo Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, o evento conta com duas sessões, uma da parte da manhã e outra da parte da tarde que arrancam, respetivamente, às 10h00 e ás 14h00.

Da parte da manhã, Pablo Sanchez, do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (IHC-FCSH-UNL) abordará «Dinámicas radicales: culturas políticas e identidades populares en las Juntas urbanas (España, décadas de 1830 y 1840)», seguido da intervenção do coordenador científico do Museu Bernardino Machado, Norberto Cunha, que falará sobre «Republicanos e socialistas (1904-1913)». A sessão termina com comentário de Maria Alice Samara, do IHC-FCSH-UNL.

Já na sessão da tarde, os protagonistas serão Carlos Hernandez Quero, da Universidad Complutense de Madrid, e Cláudia Figueiredo do IHC-FCSH-UNL, quer abordarão, respetivamente, «’Esos burgueses bribones que nos roban, nos matan y nos tocan los cojones’. Imaginario y lenguaje de los primeros anarquistas madrileños» e «Do Consenso ao Conflito: a radicalização do movimento operário através do teatro (Portugal, 1850-1926)». O encerramento do encontro ficará a cargo de Joana Dias Pereira do IHC-FCSH-UNL, que fará um comentário final.

O evento tem entrada gratuita até à lotação do espaço, conforme os lugares marcados, e está certificado como Ação de Curta Duração para Professores. Os interessados devem inscrever-se através do link: https://forms.gle/QzEnXRUr2UpCZzgt9 .

Mais informações aqui .


prog_25mar2022_mbm
2554 leituras