O SEU LUGAR

Residentes / Cultura
Rede de Museus

Casa-Museu Soledade Malvar

Avenida 25 de Abril, 104
4760-101 Vila Nova de Famalicão
N 41° 24’29.73” | W 8° 31’14.75”


T: 252 318 091
E: soledademalvar@famalicao.pt


Horário

Terça a sexta:
10h - 13h e 14h - 17h30

Encerra à segunda, fim de semana e feriados

Entrada Livre

A Casa-Museu Soledade Malvar é resultado da doação ao Município de Vila Nova de Famalicão da coleção de arte de Maria da Soledade Ramos Malvar Osório, antiquária famalicense. A ideia de doar ao povo, como gostava de afirmar, o fruto do seu trabalho, como também fazia questão de sublinhar, acompanhou-a durante muitos anos. A conjugação de vários fatores proporcionou que este seu desejo se consumasse em 1998, através de um acordo com o Município de Vila Nova de Famalicão. Foi inaugurada a 29 de setembro de 2002.
O edifício Casa-Museu encontra-se nesta categoria por ter sido neste edifício que Maria Soledade Ramos Malvar Osório habitou e nele ter o seu espaço de venda de antiguidades, designado de Bric-à-Brac. O imóvel foi projetado pelo arquiteto Eduardo Martins e construído, entre os anos 1955 e 1957 pelo engenheiro António Pinheiro Braga.
O acervo museológico é constituído por antiguidades que Soledade Malvar foi colecionando ao longo dos seus quase 100 anos de vida, onde joias, faianças e pinturas convivem em perfeita harmonia com o mobiliário dos séculos XVIII e XIX.
No piso térreo do edifício, dispõe ainda de uma galeria para acolhimento de exposições temporárias.

Missão
Criar oportunidades de encontro, diálogo e partilha de experiências, baseadas na relação de amor que Maria da Soledade Ramos Malvar Osório tinha com a comunidade local, a cidade de Vila Nova de Famalicão e os seus habitantes.

Objetivos
1. Difundir conhecimento sobre a ação de Soledade Malvar como colecionadora, através da coleção do museu;
2. Proporcionar, de forma organizada e coerente, o acesso regular e inclusivo do público à coleção da Casa-Museu Soledade Malvar;
3. Garantir a salvaguarda futura do legado material e imaterial de Soledade Malvar;
4. Divulgar o legado de Soledade Malvar;
5. Assegurar o acesso – físico, social e intelectual – à coleção e à programação do museu.

Palavras inspiradoras
Altruísmo – Encontro – Partilha – Conhecimento – Dedicação
.

Exposição Permanente

Antiguidades, mobiliário, pintura, escultura, porcelanas, loiças antigas e coleção de jóias pertencentes à coleção particular de D. Maria da Soledade Malvar.
Galeria de Exposições para acolhimento de exposições temporárias