No próximo ano letivo, o município de Vila Nova de Famalicão vai continuar a apoiar as famílias do concelho cujos filhos estudam no 1.º Ciclo com a atribuição de vouchers para a aquisição de material escolar e dos cadernos de atividades de Português, Matemática, Estudo do Meio e Inglês.
Os apoios, aprovados na reunião do executivo desta quinta-feira, traduzem-se num investimento de cerca de 183 mil euros - 148 mil euros direcionados para a aquisição dos cadernos de atividades e 35 mil para auxiliar as famílias e os alunos com escalões A, B e C na compra de material escolar.
No que toca ao material escolar, este ano a autarquia decidiu aumentar em cerca de 20% os valores dos cheques-oferta, aumentando para os 24 euros, nos escalões A e B, e 12 euros para o escalão C.
Quanto aos cadernos de atividades, refira-se que a autarquia oferece este material aos agrupamentos que o tenham solicitado, mediante a decisão interna de utilização ou não deste tipo de material.
Assim, todos os alunos do 1.º ciclo dos Agrupamentos de Escolas Camilo, D. Maria II, D. Sancho I, Gondifelos e Padre Benjamim Salgado vão receber os cadernos de atividades de Português, Matemática e Estudo do Meio, sendo que os cadernos de atividades de Inglês serão também oferecidos aos alunos do 3.º e 4.º anos. Os alunos dos 1.º e 2.º anos de escolaridade do Agrupamento de Escolas Terras do Ave vão receber os cadernos de atividades de Português, Matemática e Estudo do Meio, com o caderno de atividades de Inglês a ser oferecido também aos estudantes do 3.º.
Para permitir a aquisição dos cadernos de atividade e material escolar, os encarregados de educação receberão uma mensagem (SMS), com o código voucher, no contacto telefónico associado ao aluno ou consultando a área pessoal na plataforma SIGA. Para os alunos inscritos e validados fora de prazo, os vouchers serão emitidos a partir de 1 de setembro.
A lista das papelarias/livrarias do concelho onde poderão ser utilizados estes cheques-oferta estará em breve disponível em www.famalicaoeducativo.pt.